Superando todas as expectativas, com mais de 1.200 inscritos e 3 mil visualizações ao longo das transmissões, a Comissão do Profissional de Auditoria do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná transmitiu gratuitamente, nesta quinta-feira (30/9), pela TV CRCPR (YouTube), a edição 2021 do Fórum do Auditor.
O coordenador da comissão, conselheiro Everson Luiz Breda Carlin, iniciou a transmissão com uma prévia sobre os temas que seriam abordados ao longo do dia e apresentando os palestrantes que abririam os trabalhos do dia. e passou a palavra para o moderador da primeira, Edson Rodrigues da Costa, integrante da Comissão. "O tema desta palestra, "A Recuperação Judicial e recentes alterações", tem tudo a ver, com os tempos de pandemia que vivemos atualmente, já que, infelizmente, tivemos impactos negativos no meio empresarial", disse, ao apresentar os palestrantes. O advogado Maurício Guimarães destacou a iniciativa do CRCPR em promover a atualização profissional: "tais quais os advogados, os contadores estão tendo que se adaptar a imensas transformações, e neste sentido, gostaria de enaltecer o Programa de Educação Continuada [...] pois nos dias de hoje, todas as profissões têm que se manter em constante atualização".
Já o advogado Rafael Bordinhão explicou que o tema Recuperação Judicial e muito abrangente e que durante a palestra eles buscariam focar nos temas mais voltados para o dia a dia do contador e do auditor, explicando que "a empresa não existe sem a contabilidade e da mesma forma, o processo de recuperação judicial não existe sem o auxílio do profissional contábil.
A segunda palestra, "A LGPD e os impactos no meio empresarial", teve início às 10h30. "A assunto está muito em voga agora que entraram em vigor, a partir de 1º de agosto, as multas e sanções previstas", disse o contador Sérgio Porciúncula, integrante da comissão organizadora, ao introduzir o tema. "Não é todo dia que a gente consegue falar para mais de mil pessoas, um público bem grande e seleto. Procuramos deixar o nosso conteúdo o mais prático e alinhado com a Auditoria quanto possível", comentou a advogada Juliana Joppert Lopes, que deu início à apresentação. Já o Dr. Ivan Hasse, já no encerramento da palestra, comentou que as autoridades estão sensíveis ao fato de que a legislação está muito complexa para as micro e pequenas empresas, o que vai ter um impacto positivo para os profissionais da contabilidade.
No período da tarde, seguiram-se a terceira palestra e a mesa redonda de encerramento. "O tema Reforma Tributária foi escolhido para dar sequência ao nosso Fórum pois precisamos analisar os impactos que esta e as demais questões tributárias podem trazer para os negócios e como as firmas de auditoria independente irão se posicionar a respeito das iminentes mudanças" disse Breda Carlin.
A palestra foi ministrada pelo advogado tributarista Leonardo Sperbe de Paola, moderada pelo contador Wesley Figueira, integrante da comissão organizadora
"Esse tema é recorrente em toda a minha vida profissional porque o Brasil vive em estado de permanente desarmonia entre os entes tributantes - Federação, estados e municípios - e nós vivemos em uma situação em que não avançamos com a tão necessária reforma tributária por causa das diferenças de opinião e de necessidade dos entes", comentou Figueira, ao introduzir o palestrante.
"Nosso objetivo é passar ao público de hoje uma síntese das questões relativas à reforma tributária, com maior destaque ao que diz respeito ao projeto do imposto de renda, mas vamos falar um pouco sobre as propostas de emenda constitucional que unificam os tributos sobre o consumo. Na verdade, Reforma Tributária é um assunto que já vem sendo discutido há mais de trinta anos, pois quando a Constituição de 88 nasceu, ela herdou muita coisa do passado", disse o Dr. Leonardo em suas considerações iniciais.
Para fechar a programação, aconteceu a Mesa Redonda "Os desafios da Auditoria no novo Ambiente Global", com os profissionais Everson Luiz Breda Carlin; Edson Rodrigues da Costa, Sérgio Augusto Porciúncula e Wesley Figueira.
"O evento superou todas as nossas expectativas. Creio que fomos muito felizes quanto à escolha dos temas e palestrantes, abordando assuntos que estão fervilhando na mente de cada um dos nossos colegas auditores independentes e de toda a classe contábil, e todos os envolvidos na organização estão de parabéns", disse Breda Carlin no encerramento do Fórum. Para quem realizou inscrição prévia e completou as atividades de confirmação de presença propostas durante as palestras, a emissão do certificado está disponível na área restrita do site do CRCPR.
A gravação completa está disponível AQUI.