Sites do Governo do Paraná e do Ministério Público do Paraná (MP-PR) foram invadidos por hackers. A ação criminosa foi percebida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) no início da manhã deste sábado (16).
Diversas páginas de diferentes secretarias estavam fora do ar até o começo da tarde deste sábado. Segundo o diretor da Celepar, Aníbal Mendes, a volta do funcionamento normal estava prevista para 16h. A invasão foi considerada superficial.
Ele disse que um incidente de segurança foi identificado às 7h35. Um protocolo de segurança foi adotado na sequência para proteger informações e dados de cidadãos armazenadas pela Celepar.
"Identificamos rapidamente. Como medida de segurança, tiramos todas as páginas do ar para um diagnóstico mais preciso e trabalharmos na recuperação dos ambientes", afirmou Mendes.
O diretor explica que foram invadidas as páginas iniciais de alguns portais do governo e que nenhum sistema com informações foi afetado. Com isso, segundo ele, todos os dados estão preservados.
Mendes disse que o caminho usado pelos hacker já foi identificado. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de crimes cibernéticos, e o caso será investigado.
"Certamente, [os hackers]estão fora daqui e provavelmente fizeram o mesmo tipo de ataque em outros portais ao redor do mundo", afirmou o diretor da Celepar.
O G1 tenta contato com ao Ministério Público do Paraná (MP-PR).
A Polícia Civil informou que agentes especializados da corporação já estão analisando a invasão de páginas do governo em conjunto com técnicos da Celepar.