Se você acabou de ser eleito síndico tem algo muito importante que precisa fazer: saber quais documentos deve solicitar, isso antes mesmo de iniciar a sua gestão.
Os síndicos são eleitos para que lidem com as operações, manutenção e de forma geral todo o gerenciamento do condomínio.
Entre diversas tarefas, o seu trabalho inclui manter a segurança do condomínio, tanto evitar que roubos aconteçam quanto fazer as manutenções garantindo a segurança física de moradores e funcionários, além da organização de reuniões (assembleias) e muito mais.
Os condomínios possuem regras que devem ser cumpridas e o síndico precisa ter atenção para que tudo esteja em ordem.
Com tantas funções a serem desempenhadas, é comum que um síndico iniciante tenha dúvidas, principalmente no que diz respeito a documentos necessários para que possa executar as suas tarefas.
Se essa também é sua dúvida, continue a leitura e saiba quais são os documentos que devem ser solicitados antes de iniciar a sua gestão.
Confira!
Documentos que síndicos precisam ter em mãos
Assumir as responsabilidades de síndico é algo que pode ser muito desafiante, mas é importante que isso seja feito de forma organizada e tranquila.
Lembre-se que antes de você existia outro síndico. Logo, a "passagem de bastão" do cargo deve ser feita com o mínimo possível de problemas, tanto para o novo síndico, quanto para quem está deixando o cargo.
Como síndico, você vai trabalhar para garantir que as metas dos moradores daquele condomínio sejam atendidas, bem como:
- Verificar as contas;
- Comunicar-se de adequada com os moradores;
- Manter a manutenção em dia e assim por diante.
Além disso, você também precisa ter uma familiaridade com as leis estaduais e nacionais em relação aos condomínios.
É nesse momento que entram os documentos, que devem estar em suas mãos antes mesmo de você começar a sua gestão.
Ao assumir o cargo, a primeira coisa a se fazer é ter uma conversa com o antigo síndico para entender qualquer questão que já estava em andamento.
Por esse exemplo, será que existe alguma obra que está sendo feita? Tem algum equipamento que precisa de manutenção?
Fazer esse alinhamento é essencial para saber o que está pendente e ficará por conta da sua gestão.
Além disso, o síndico anterior também precisa entregar os documentos referentes à gestão do condomínio, sendo alguns deles:
- Cartão de CNPJ;
- Apólices de Seguro;
- Folhas de ponto dos funcionários do condomínio;
- Laudos PCMSO/PPRA;
- Escritura de Convenção;
- Livro de Inspeção do Trabalho;
- Regulamento Interno;
- Livros de Atas de Assembleias;
- Contratos de serviços, por exemplo, de manutenção;
- Pastas com documentos de prestação de contas;
- Orçamentos (planilhas);
- Comprovantes de pagamentos;
- Plantas do condomínio;
- Certificados Operacionais e Ocupacionais (PPRA, PCMSO, PDS-Proteção de surtos atmosféricos, Limpeza de Caixas de Gordura, Higienização dos Reservatórios de Água e assim por diante).