Vender pela internet tem sido a solução de muitas pequenas empresas para sobreviver à crise gerada pelo novo coronavírus. Mas o que é preciso fazer para ter sucesso nas vendas?
Atualmente, 95% dos consumidores que compram online utilizam um marketplace, segundo dados da Ebit. Um checklist aponta os erros mais comuns dos empresários que vendem nesse canal de vendas. Confira:
Cadastro incorreto dos produtos
Informações superficiais, imprecisas ou incorretas em anúncios de itens têm baixa taxa de conversão para o lojista, além de poder resultar em situações judiciais caso o consumidor se sinta enganado. Por isso, é importante ter atenção e criatividade na hora de realizar os cadastros, buscando informações detalhadas e precisas.
Preços pouco competitivos
Preço é um dos principais fatores de decisão quando se fala em compras, principalmente pela internet. A possibilidade de comparação dos valores é muito rápida e dificilmente o lojista conseguirá um bom desempenho caso cobre muito acima da média de mercado.
Baixa ou má reputação do atendimento
Reputação ruim pode ser fatal para qualquer empreendimento, principalmente em relação aos marketplaces. Além de causar desconfiança nos consumidores, isso faz com que a loja seja má posicionada nas ferramentas de busca, diminuindo a visibilidade e a conversão.
Portfólio restrito de produtos
Muitos comerciantes não cadastram o catálogo completo de suas lojas nos marketplaces, causando mau desempenho nas vendas. Quanto mais produtos disponibilizados, mais fontes de faturamento o empreendimento tende a ter.
Depender de um único canal de vendas
Essa pode ser uma estratégia muito arriscada, já que problemas no canal podem impactar diretamente no faturamento da loja. Essa dependência também limita o varejista a um público restrito. É importante e estratégico alcançar maior número de clientes, tornando a marca mais conhecida no mercado.