Não forneça o seu Certificado Digital a outras pessoas

Fonte: Faciap
05/08/2019
Tecnologia

Compartilhar o Certificado Digital é colocar suas informações, bens e documentos em risco. Isso porque o certificado corresponde à identidade do empresário no meio eletrônico. Emprestar ou divulgar o certificado de alguma forma é colocar nas mãos de outra pessoa o poder de usar como quiser os bens, os documentos e os contratos assinados pelo empresário. Para ter segurança total nas transações, o empresário precisa manter sigilo absoluto sobre o seu certificado

Entenda melhor

O Certificado Digital oferece inúmeros benefícios na hora de assinar documentos digitalmente, emitir notas e até para ajustar as contas com a Receita. O documento tem validade jurídica inquestionável e equivale a uma assinatura de próprio punho. Mas é o uso correto do certificado que garante a segurança das operações em meio eletrônico.

Ao receber o documento digital você passa a ser o responsável legal por tudo o que for assinado com ele.  Portanto, compartilhar a senha do Certificado Digital é como entregar uma pilha de cheques assinados em branco.

Confira algumas recomendações para evitar que outras pessoas possam usufruir de sua identidade na rede para fechar contratos, negócios ou até mesmo realizar transações bancárias em seu nome ou da sua empresa.

Validação do certificado digital

A Validação Presencial é a etapa em que são conferidos os dados informados na solicitação do Certificado Digital, por isso exige que o titular apresente os documentos obrigatórios.

A FACIAP toma todos os cuidados necessários neste processo para barrar qualquer tentativa de fraude no momento da conferência desses documentos.

Além disso, para garantir segurança no processo, a Faciap alerta ao empresário que nunca permita que o agente de registro responsável pela validação ou qualquer outro profissional faça a emissão dos certificados A1 em um computador de trabalho, para que não fique uma cópia do certificado em máquinas de terceiros. O alerta é para que ninguém utilize o certificado para cometer fraudes, como assinar documentos digitalmente no nome de outros.

Crie uma senha

Ou então, qualquer pessoa que tenha acesso ao seu computador poderá se passar por você que é o verdadeiro titular da chave privada. Para dificultar que meios fraudulentos a desvendem, utilize uma senha com caracteres minúsculos e maiúsculos, intercalando números e letras.

Não compartilhe a sua senha e o seu certificado

Existem certificados feitos para representar uma organização, como é o caso do e-CNPJ, por exemplo, e que, portanto, serão usados por todas as pessoas que podem representar a organização. Mas documentos individuais são intransferíveis e devem ser utilizados apenas por seus titulares. Jamais compartilhe os seus certificados digitais e suas senhas.

Procurações eletrônicas

Caso precise, você pode autorizar outras pessoas a falarem em seu nome em meio eletrônico, por meio de procurações eletrônicas. Neste caso, você pode determinar quem irá representá-lo, por quanto tempo e para quais finalidades. Seus procuradores o representarão usando os seus próprios certificados digitais.

Utilize o Smart Card, Token ou Nuvem

Não armazene as chaves privadas no disco rígido, caso o computador onde foi gerado o Certificado Digital não tenha senha, ou seja compartilhado com diversas pessoas. Para evitar que outros usuários tenham acesso a ela, prefira armazenar em um dispositivo físico como smart card, token, ou em nuvem por exemplo.

Crie uma cópia de segurança

Ao formatar o seu computador, tenha sempre uma cópia de segurança. Pois se o seu Certificado Digital for do tipo A1 e não possuir cópia de segurança, ele será perdido e você deverá adquirir outro. Caso ele seja do tipo A3, será necessário configurar novamente, instalando os softwares.

Perda ou roubo

Em caso de perda ou roubo, revogue imediatamente o seu certificado. Para isso, basta acessar o endereço www.certisign.com.br/revogue e seguir as orientações.

Cuidado com a validade

Fique atento ao prazo de validade do seu certificado. Faça a renovação e emissão antes do vencimento.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: