Ao menos 20,2% das empresas paranaenses pretendem contratar funcionários temporários neste fim de ano. É o que indica pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio).
Nos dois últimos anos, o percentual de empresas com intenção de contratar temporários nesta época ficou acima da média pela necessidade de suprir demissões que ocorreram na pandemia.
Em 2021, a taxa foi de 37,5%, e em 2020 foi de 25,5%. Desconsiderando os números desses dois anos, 2022 tem o maior percentual desde 2015.
Nos próximos meses, o setor de comércio e serviços deve ficar aquecido principalmente por conta da Black Friday, das festas de fim de ano e da Copa do Mundo.
Contratações
Segundo a pesquisa, das empresas que informaram ter a pretensão de contratar temporários, 87% disseram haver chances de efetivação.
A maior parte dos empresários (54,9%) pretende contratar entre duas a cinco pessoas. Em segundo lugar, com 31%, aparecem os empresários com intenção de abrir somente uma vaga.
O setor que mais pretende abrir vagas é o comércio (27,9%), seguido do turismo (17,6%) e do setor de serviços (12,3%).
Perfil das vagas
Segundo a pesquisa, para a maioria das empresas (63,2%) será necessário ter experiência para se candidatar. Além disso, o tempo de prática é de mais de seis meses para 44,1% dos contratantes.
A escolaridade exigida será o Ensino Médio em 61,1% das vagas. As oportunidades em que não será exigida escolaridade aparecem em terceiro lugar e correspondem a 16,7%.
As vagas que devem ser ofertadas serão principalmente para vendedor (31%), atendente geral (26,8%) e auxiliar geral e "profissional especializado", ambos com 14,1%.