Live aborda reflexos do COVID-19 nas demonstrações das entidades

Fonte: CRCPR
24/06/2020
Contábil

Na última sexta-feira, 19 de junho, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou mais uma transmissão ao vivo em seu canal do Youtube com a discussão sobre a temática "Os principais reflexos do COVID-19 nas Demonstrações Financeiras das Entidades", apresentada pelos membros da Comissão de Auditoria Contábil do CRCPR, com o objetivo de contribuir para que os profissionais da contabilidade pudessem esclarecer dúvidas e refletir sobre o tema que têm impactado o trabalho de desenvolvimento destas demonstrações financeiras, no cenário atual. 

Para quem não conseguiu assistir à transmissão ou quiser assistir novamente, o vídeo está disponível no canal do CRCPR no YouTube.

Com duração de uma hora, a transmissão foi conduzida pelos contadores e membros da Comissão, Everson Breda Carlin (coordenador), que é também conselheiro do CRCPR e sócio diretor do Grupo ZHC, e Edson Rodrigues da Costa, sócio de auditoria do Grupo KPMG. Everson Carlin iniciou o evento online apresentando os participantes e falando sobre o contexto atual, comentando os indicadores econômicos de 2019 e analisando as mudanças ocorridas nos últimos meses. 

Depois, Edson da Costa explicou sobre como deixar as demonstrações financeiras relevantes nesta alteração de cenário. “O assunto é desafiador porque quem precisa elaborar, interpretar e auditar estas demonstrações contábeis, como os profissionais da contabilidade, talvez nunca tenham passado por algo similar", enfatizou Costa. "Por isto, é essencial que no desenvolvimento da análise o profissional da contabilidade atente-se às orientações publicadas por órgãos como CVM*, Ibracon** e CFC***. E é fundamental que o público que está envolvido pense na relevância deste material para este período, para que sejam capturadas as informações adequadas e relevantes", completou Costa.  

Os contadores falaram sobre como os profissionais de auditoria contábil devem reportar os impactos das medidas fiscais, tributárias e trabalhistas nos balanços das empresas e demais instituições. “O remédio para esta crise é a gestão, a capacidade de se adaptar, usar novas tecnologias e ser resiliente. O principal é contenção de gastos e gestão de caixa”, concluiu Everson Breda Carlin.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: