Jucepar implementa o serviço de Livros Digitais

Fonte: Jucepar
25/05/2020
Contábil

Em um momento em que a introdução de soluções tecnológicas e a modernização do Estado mostram-se vitais para a continuidade do atendimento e da prestação de serviços públicos, a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) passa a disponibilizar ao cidadão o registro eletrônico dos livros contábeis, fiscais e societários das empresas mercantis. Com a nova solução não será mais necessário o deslocamento até uma unidade de atendimento da Jucepar para a apresentação e registro dos documentos, já que o procedimento poderá ser realizado pelo Empresa Fácil, de forma totalmente digital.

Para mais informações, acesse o Manual do Usuário!

Mais tecnologia e velocidade

Foram inúmeras as mudanças implementadas na Jucepar desde o início de 2019, quando o contador e ex-presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, assumiu a entidade, desde maior celeridade à compensação de taxas pagas na rede bancária até a nomeação de funcionários aprovados em concurso realizado em 2018 para completar o quadro de pessoal que estava bastante defasado por aposentadorias e cessão de mão-de-obra para outros órgãos do Governo do Estado. "Quando eu assumi a presidência, havia mais de quatro mil processos acumulados, situação debelada em poucas semanas com o treinamento intensivo de vogais e a realização de um esforço concentrado para analisar esse enorme volume de processos, e chegamos em março com a situação normalizada", relata o presidente da autarquia, Marcos Rigoni. 

Também no ano passado, a Jucepar passou a realizar os processos de abertura, baixa e alteração de empresas do tipo jurídico Empresário Individual exclusivamente por meio digital. Com a medida, por meio do Portal Empresa Fácil, toda a documentação desse tipo de empresa passou a tramitar pela internet, sendo assinada pelo empresário via certificado digital. Além de agilizar os trâmites dentro da Junta, o Registro Digital também eliminou a necessidade de deslocamento do empresário, do contador e demais usuários à Jucepar ou algum de seus escritórios para entregar documentos. Nos meses seguintes, a funcionalidade foi disponibilizada também para os processos envolvendo o tipo Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e as sociedades limitadas. "Ao longo desse caminho tivemos ainda que conciliar os nossos projetos às novas exigências estipuladas pela Lei da Liberdade Econômica, o que, de fato, acabou catalisando alguns processos, com a eliminação de certos entraves ao empreendedorismo", conta Rigoni. Outra medida importante é a digitalização de todo acervo, para que o órgão possa ser 100% digital. "Entre os projetos para a autarquia, o maior e mais importante é fazer abertura de empresas em questão de minutos, o que já está acontecendo", finaliza.

E se os processos de abertura, alterações e baixas de empresas se tornaram mais céleres, quem celebra são os profissionais contábeis.  "Os resultados positivos obtidos pela Jucepar desde 2019 denotam que foi uma decisão mais do que certeira do Governo do Estado colocar um contador no comando da autarquia, que conhece a fundo os problemas que os principais usuários desses serviços enfrentam. Nossos parabéns ao presidente Marcos Rigoni e à sua equipe, que conseguiram esse progresso significativo em apenas um ano, beneficiando tanto a classe contábil quando o ambiente empreendedor no nosso estado", comentou o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem. A Jucepar já figura entre as mais eficientes do país desde outubro, tendo fechado o mês de abril com 71% dos processos de emissão de CNPJ concluídos em até três dias e 11% em até cinco dias.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: