Os empresários do comércio paranaense estão mais otimistas neste início de ano. De acordo com a 33ª Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, Serviços e Turismo, elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 59% dos empresários possuem boas expectativas para este 1º semestre de 2018.
Na edição anterior da pesquisa, referente ao 2º semestre de 2017, o percentual de expectativas favoráveis era de 58%. E em relação ao 1º semestre de 2017, o otimismo estava ainda mais baixo, de 49%.
Outra parcela do empresariado, 25%, ainda não possui opinião definida sobre as receitas para este ano, o que demonstra a insegurança dos gestores com relação ao futuro. Na edição anterior da pesquisa, o índice de indefinição foi de 24%.
Os empresários com expectativa desfavorável correspondem a 12%, indicador semelhante aos 11% da edição anterior do estudo. Já os que estão indiferentes, e acreditam que tudo permanecerá da mesma forma, são 4%. No segundo semestre de 2017 essa era a projeção de 7% dos entrevistados.
Desde 2014 a confiança do setor terciário começou a declinar, sendo reconquistada aos poucos a partir do 2º semestre de 2016. Este foi o quarto crescimento consecutivo do otimismo dos empresários registrado pela pesquisa da Fecomércio PR.