Com o propósito de contribuir com o crescimento das empresas contábeis, decidi investir na produção de conteúdos sobre marketing contábil.
Este texto é uma edição especial para os associados da Associação dos Contabilistas e Empresas Contábeis de Arapongas (ACECA), presidida pelo empreendedor Fernando Alves Martins. Espero que gostem e possam tirar insights para seus negócios de contabilidade. Vamos em frente.
A fim de tornar a sua leitura agradável, abordarei o tema proposto - Estratégias de Marketing para Contabilidade, em duas partes. Primeiramente vamos fazer uma abordagem geral. No próximo texto apresentarei pontos essenciais de Táticas de Marketing para Contabilidade.
Aplique Estratégias de Marketing para Contabilidade e consiga Mais e Melhores clientes
Antes de mais nada, devemos entender que o marketing é uma parte essencial dos negócios. Sob o mesmo ponto de vista, o marketing contábil é fundamental para o crescimento das empresas de contabilidade.
Ademais, se o contador deseja aumentar a sua base de clientes, por certo é necessário entender de marketing contábil. Além disso, o marketing pode e deve ser usado pelo empresário contábil na geração de mais receita de clientes existentes. Mas não confunda marketing com vendas ou propaganda.
Primordialmente, a contabilidade costumava ser um negócio estável. Quando uma empresa contratava um contador, essa parceria tendia a ser duradoura. Em princípio, mudar de Escritório de Contabilidade era caro e também complexo.
Todavia, isso ainda é verdade hoje. Sem dúvida, muitos de seus clientes estão com você há anos. Mas está ficando mais fácil para as empresas mudarem de contador. Posto que, as novas tecnologias permitem que mudar para um novo Escritório de Contabilidade não é tão difícil quanto antes.
Sem dúvida, isso está abrindo o mercado e melhorando o poder de escolha do cliente. Também apresenta uma grande oportunidade para empresas de contabilidade ágeis e proativas conquistarem novos clientes. Por isso, adotar Estratégias de Marketing para Contabilidade e aplicá-las corretamente, é fundamental para o contador.
Mas para conquistar novos clientes, você precisa entender bem sobre Estratégias de Marketing para Contabilidade. A primeira parte deste guia ajudará você a compreender mais sobre marketing contábil. A saber:
As Estratégias de Marketing para Contabilidade começam com a compreensão. Você não pode comercializar seus serviços para clientes em potencial, a menos que você conheça suas necessidades profundamente.
Isso não significa que você deva se tornar um especialista na área de atuação do seu cliente. Assim sendo, você não precisa ser médico para entender as necessidades contábeis de uma clínica médica.
Entretanto, quanto mais você entender sobre os problemas da clínica médica, melhor será seu Marketing Contábil.
Portanto, aprenda sobre seu mercado-alvo e os Escritório Contábeis que operam nele, seus concorrentes. Isso lhe dará uma vantagem sobre as empresas que assumem que todos os negócios são iguais.
Crie um plano para suas Estratégias Marketing para Contabilidade
Decerto, um plano ajudará a mantê-lo concentrado e deve estar de acordo com seu plano de negócios. Isso porque as Estratégias de Marketing para Contabilidade bem-sucedidas ajudarão você a atingir as metas do seu negócio contábil. O plano de marketing deve incluir:
Características únicas do seu Escritório de Contabilidade
O que o diferencia sua Empresa Contábil de outras empresas? Por que os prospects devem contratar o seu Escritório de Contabilidade em vez de seus concorrentes?
Análise SWOT(pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças)
Nas Estratégias de Marketing para Contabilidade, saiba em que você é bom e onde há espaço para melhorias. Esteja ciente dos riscos e oportunidades de seu negócio contábil.
Metas Comerciais
Elabore uma lista dos potenciais clientes mais adequados ao perfil do seu negócio contábil. Comece com os locais e, em seguida, aumente o seu raio de atuação.
Serviços a serem Comercializados
Quais dos serviços da sua empresa contábil são os mais rentáveis?
Quais são os que provavelmente são de interesse para os clientes em potencial?
Quais são os mais fáceis de vender?
Objetivos e Prazos Realistas
O que você pretende alcançar? Quanto tempo você deve levar para alcançar seus objetivos? Como você medirá seu progresso?
Em suma, estude muito bem o mercado contábil para poder ser assertivo nas suas Estratégias de Marketing para Contabilidade. Antes de finalizar, recomendo o método ATRAIR, ENGAJAR E VENDER. Veja:
1. Use Táticas de Marketing Contábil para Atrair os Clientes Perfeitos
2. Aplique Estratégias de Marketing para Engajar seu Público-Alvo
3. Apresente Propostas Irrecusáveis para Conseguir Clientes Perfeitos
VENDER: o principal objetivo do Marketing Contábil é vender serviços de contabilidade, correto? Errado! A função do marketing é ajudar o Escritório de Contabilidade a atingir seus objetivos de negócio.
PARA VENDER: você não precisa vender, mas mostrar, provar e convencer o seu cliente que a sua proposta de valor é a única que vai satisfazer as necessidades dele na forma e no conteúdo. O financeiro é um detalhe.
COMO VENDER: estude profundamente os principais problemas do seu cliente ou potencial cliente. Em segundo lugar, estude as melhores práticas dos concorrentes do seu cliente. Apresente uma solução inovadora!
Por fim, espero ter contribuído de alguma forma. Além disso, desejo todo sucesso para você e seu negócio contábil. Compartilhe este conteúdo para que mais profissionais possam ter acesso.
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Um forte abraço,
Eron Denov
Sobre o autor: Eron Denov atua no mercado contábil brasileiro desde 1998. É Consultor em Marketing Contábil. Foi empresário contábil, Conselheiro do CRCRJ e diretor da TVCRCRJ por mais de 5 anos. É fundador da TV Classe Contábil e do Contador Expert.
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