A sua empresa está em dia com todos os programas relativos à segurança e saúde do trabalhador? Tenho certeza que a maioria dos gestores vai responder de forma negativa.
Apesar da obrigatoriedade das empresas produzirem uma série de documentos referentes à segurança e saúde do trabalhador, a maioria não cumpre essa exigência.
Um dos principais motivos para isso é o alto custo para elaboração dos programas. Soma-se a isso o fato de que a maioria das empresas não é fiscalizada sobre o cumprimento dessas obrigações.
Essa situação, no entanto, vai mudar com a chegada do eSocial. Todos os dados relativos à segurança e saúde do trabalhador precisarão ser informados no novo sistema. Ou seja, a fiscalização será em tempo real e quem não cumprir as obrigações corretamente e dentro dos prazos estará sujeito a multas.
A obrigatoriedade de informar os dados no eSocial começa apenas no próximo ano, no entanto, o ideal é não deixar para a última hora. Pense que se acontecer algum acidente mais grave ou doença ocupacional envolvendo algum colaborador, as indenizações e custos processuais poderão afetar a saúde financeira do seu negócio.
Por isso, se a sua empresa ainda não possui os programas de saúde e segurança no trabalho é importante iniciar o processo de elaboração o quanto antes. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda entre em contato com a sua empresa de serviços contábeis.