A Divisão de Fiscalização do CRCPR vem realizando análises das estatísticas dos processos fiscalizatórios realizados nos últimos anos. Uma importante constatação é que inúmeros profissionais e organizações contábeis têm sido notificados e autuados por problemas simples e facilmente evitáveis. "São erros bastante primários, talvez causados pela correria do dia a dia, fáceis de ser corrigidos e que podem evitar muitas dores de cabeça", diz a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Elizangela de Paula Kuhn.
Um exemplo típico, bastante encontrado pelos inspetores fiscais do CRCPR, são erros nas demonstrações contábeis, tanto no exercício atual como em exercícios anteriores. Esses equívocos são facilmente identificáveis, mas também podem ser prontamente corrigidos. No entanto, nem sempre essas correções são feitas da maneira adequada, pois cada situação requer procedimentos distintos. "Por isso, decidimos disponibilizar a todos os profissionais duas videoaulas com o passso a passo para fazer esses ajustes. E elas são ministradas pelo nosso vice-presidente de Administração e Finanças, Laudelino Jochem, de uma maneira super rápida e didática", explica Elizangela.
Os vídeos duram entre três e seis minutos. No primeiro, Jochem ensina como corrigir erros identificados nas demonstrações contábeis do exercício atual. No segundo, explica o passo a passo para fazer a correção de erros de exercícios anteriores. "Separamos o tema em dois vídeos, para que o profissional não possa assistir apenas o que lhe interessa, sem perda de tempo", comenta Elizangela. "O professor Laudelino não apenas explica como fazer, mas também apresenta o arcabouço regulartório que determina a forma como os profissionais devem proceder", finaliza.
Os vídeos estarão disponíveis de forma permanente na aba da Fiscalização do site do CRCPR e não serão necessários login e senha para acessá-los. Basta localizar o ícone ao lado, na página, para ter acesso.
Para assistir agora, clique aqui.