O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) inova mais uma vez, tornando-se o primeiro CRC do Brasil a compor suas Comissões Temáticas por meio de Chamamento Público. A partir deste ano, cada comissão terá até nove participantes, sendo cinco indicados pelo próprio CRCPR e os outros quatro escolhidos a partir das candidaturas enviadas nos termos do Edital 001/2022, que estipula as regras para participação do processo seletivo objeto deste Chamamento Público.
As Comissões Temáticas são grupos de trabalho criados pelo presidente do Conselho, com a finalidade de promover a participação de profissionais da contabilidade voluntários que tenham interesse em contribuir para que a atuação da entidade seja mais assertiva e estratégica. As comissões realizam trabalhos de assessoramento técnico, estudos, pesquisas, trabalhos técnicos, pareceres, eventos voltados às suas áreas temáticas e diversas outras atividades que fortalecem as redes de relacionamento dos participantes e a imagem do CRCPR ante a classe contábil e a sociedade.
As regras gerais de funcionamento das Comissões Temáticas são disciplinadas no Regulamento Geral das Comissões (Portaria CRCPR nº 005/2020). Além disso, cada comissão conta com particularidades, consolidadas em portarias específicas, disponíveis para consulta no Portal da Transparência da entidade, que contemplam os objetivos e a composição de cada uma delas.
"Queremos trazer gente com projetos, com ideias novas, e dar espaço para que possam mostrar seu talento e produzir coisas que podem transformar a nossa profissão para melhor. Quero que esta seja uma das principais marcas desta gestão", afirma o presidente Laudelino Jochem.
"É importante destacar que todos os integrantes participam de forma voluntária, ou seja, não remunerada, na comissão temática que mais se encaixa com seus conhecimentos técnicos e interesses profissionais, colocando seu talento a serviço da classe contábil e fortalecendo, por meio da participação nas reuniões mensais, eventos e atividades promovidas por cada grupo de trabalho, habilidades como cooperação, criatividade, relacionamento interpessoal, flexibilidade, resiliência, negociação, liderança, entre outras, conhecidas atualmente como soft skills, que são habilidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho", explica o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.
"Muita gente nos aborda querendo saber como fazer para participar e opinar sobre as atividades do CRCPR. Sempre digo que as comissões são uma grande porta de entrada para novos talentos dispostos a deixar a sua marca na profissão. Eu mesmo trabalhei em diversas comissões antes de fazer parte do Conselho Diretor do CRCPR e sequer de sonhar em me tornar presidente. Por exemplo, a comissão do Empresário Contábil e a dos Profissionais da Área Cooperativista. Também fui coordenador das comissões, uma figura muito importante, pois promove o alinhamento entre os diversos grupos e facilita o fluxo de trabalho entre as comissões e a administração da entidade. Conheço de perto o potencial que esses grupos de trabalho possuem, pois testemunhei e pude participar de ações que trouxeram resultados concretos como mudanças legislativas, de normas contábeis e até mesmo de mentalidade, sem falar na realização de alguns dos eventos técnicos mais bem sucedidos do CRCPR e, ouso dizer, no âmbito do Sistema CFC/CRCs", assegura Jochem.
As inscrições estão abertas e as candidaturas podem ser enviadas até 7 de fevereiro. Para conhecer as comissões atuais, os requisitos do processo seletivo e enviar sua inscrição, clique aqui.