O incentivo à ampliação da participação e envolvimento dos profissionais da contabilidade em geral nas atividades do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), especialmente daqueles que mesmo não fazendo parte do grupo de conselheiros eleitos que compõem o Plenário, mas que desejam contribuir para o desenvolvimento e valorização da profissão é um dos principais compromissos da gestão 2020-2021 da autarquia, encabeçada pelo contador Laudelino Jochem. Neste sentido, a ampliação do número de comissões técnicas de trabalho e reforço da estrutura das existentes é uma das principais prioridades do Conselho Diretor neste início de mandato.
“Existe uma grande demanda por parte dos profissionais de todo o estado por uma atuação mais abrangente do CRCPR em benefício da nossa classe. Porém, faltam-nos braços para colocar tantas boas sugestões que recebemos em ação. Nós, conselheiros, precisamos conciliar as atividades que desempenhamos no CRCPR com nossas atividades profissionais, já que o trabalho que desenvolvemos aqui é voluntário. Muito do que realizamos só é possível graças ao empenho de profissionais que aceitam participar das nossas comissões e dedicar um pouco do seu tempo, conhecimento e rede de contatos a serviço dos colegas e da valorização do trabalho do contador perante a sociedade”, disse presidente Jochem, ao abrir os trabalhos de sua atribulada agenda de encontros com coordenadores de comissões na manhã da última terca-feira (11).
Para estimular essa linha de trabalho e assegurar a obtenção de resultados com maior qualidade e celeridade, Jochem instituiu o Regulamento Geral das Comissões Técnicas de Trabalho do CRCPR, que estabelece parâmetros e metas para a atuação desses grupos, nomeou, por meio da Portaria CRCPR nº 006/2020, o conselheiro Michel Gulin Melhem para a função de coordenador geral das comissões técnicas de trabalho do CRCPR. “O papel do coordenador é promover o alinhamento temático dos trabalhos, eventos e atividades, estabelecer cronogramas, acompanhar a realização das ações propostas, produzir relatórios de acompanhamento e assegurar que os resultados sejam amplamente divulgados em nossos meios de comunicação. Durante gestões anteriores, coordenei diversas comissões e fez muita falta a figura de uma pessoa que atuasse como facilitador em todas as comissões, até porque existem muitas sinergias que podem ser aproveitadas, trazendo resultados ainda melhores”, analisa o presidente.
Outra importante medida é a participação de pelo menos um funcionário do CRCPR em cada comissão. “O contador, o empresário contábil, no geral está acostumado com o estilo e o ritmo de trabalho da iniciativa privada. Então era muito comum que os membros das comissões trouxessem sugestões incríveis e, lá na frente, as ideias acabavam sendo descartadas pela impossibilidade de se encaixarem às exigências legais que o CRCPR precisa cumprir por se tratar de um órgão público. Isso acabava muitas vezes gerando desmotivação. Com a participação de um funcionário que conheça os regulamentos e facilite o trânsito das informações com as áreas do Conselho necessárias à concretização dos projetos, temos certeza de que as ideias e proposições terão um encaminhamento mais célere, podendo ser formatadas desde o princípio dentro dos parâmetros exigidos pelas leis e regulamentos que regem o funcionamento da entidade”, prossegue Jochem.
Para conhecer essas novidades e dar início ao planejamento do trabalho das comissões para 2020, a reunião com a Comissão Estadual da Mulher Contabilista foi o primeiro compromisso da agenda do presidente Laudelino nesta terça-feira, quando ele recebeu a coordenadora do grupo e vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Denise Maria de Oliveira, e a presidente da Comissão Nacional da Mulher Contabilista, Nilva Amalia Pasetto. “Queremos atrair a participação de mulheres contabilistas de todo o estado, especialmente as que não militam em outras entidades, para que possamos aumentar o número de mulheres militando em prol da afirmação feminina na nossa profissão” disse Denise.
O segundo encontro foi com o coordenador da Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Francisco Savi, quando somaram-se ao grupo o vice-presidente de Administração e Finanças, Roberto Marques de Figueiredo, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Aguinaldo Mocelin, e o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo. “A comissão do PVCC é uma das mais atuantes e continuaremos contando com o seu empenho no desenvolvimento das ações segundo as diretrizes nacionais do PVCC”, disse Jochem. Para Savi “essa nova estrutura possibilitará desenvolvermos atividades que promovam maior engajamento de voluntários, aumentando o alcance das nossas ações”.
A seguir, ainda na terça-feira, o encontro com a coordenadora da Comissão dos Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis, Melania Carnhelucci encerrou a agenda de comissões dessa data. “Queremos incentivar a participação de representantes de faculdades do interior, pois é importante que as nossas ações cheguem aos docentes e estudantes de todo o estado. Também acho importante que esta comissão tenha uma maior interação com a Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), para impulsionar a próxima edição do Concurso Conhecimento Nota Dez”, afirmou o presidente. “Todos nós temos uma rotina bastante atribulada, mas o trabalho na comissão é muito gratificante e faremos todo o possível para ampliar a participação e o alcance dessas ações”, assegurou a coordenadora do grupo.
Na quinta-feira, as reuniões prosseguiram, começando com o coordenador da Comissão de Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários, João Eloi Olenike. “Neste momento em que se intensificam as discussões sobre a Reforma Tributária no Congresso, o apoio técnico dos membros dessa comissão para levar informações que impactam no dia a dia da nossa profissão será fundamental”, disse o presidente. “Estamos acompanhando de perto essas discussões e sempre que houver oportunidades traremos as informações em primeira mão aos nossos colegas”, disse Olenike.
O encontro com o coordenador da Comissão do Contador Público, Márcio José Assumpção, foi o segundo compromisso da agenda da quinta-feira. “Os frutos do trabalho dessa comissão têm sido muito positivos, haja vista o sucesso do Fórum do Contador Público em sucessivas edições, especialmente pelo fato de termos realizado as duas últimas edições no interior do estado”, ponderou o coordenador. “Um ponto que queremos destacar é que a comissão tem nos ajudado a estabelecer parcerias com diversas esferas do poder público”, acrescentou Jochem.
Arrematando os encontros da semana, o presidente e o diretor superintendente do CRCPR receberam ainda o contador Armando Lira, coordenador da Comissão Especial de Valorização Profissional. “Com esse reforço da estrutura das comissões, poderemos dar impulso ao andamento dos projetos cuja formatação iniciamos ao longo do ano passado, quando teve início o trabalho desta comissão”, assegurou.
Os encontros com os respectivos coordenadores prosseguirão ao longo das próximas semanas, a exemplo da Comissão Estadual do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil, do Empresário Contábil e do Profissional Contábil da Área Cooperativista.