Na tarde do último domingo (23), mais de 39 mil candidatos estavam com as inscrições homologadas para realizarem a segunda edição do Exame de Suficiência que, mediante aprovação, garante a obtenção do Registro e o ingresso na vida profissional.
Segundo informações da Consulplan, o número de presentes foi de 87,21% e o de abstenções 12,79%. Outro dado importante refere-se à faixa etária: o maior número de candidatos é de 21 a 51 anos.
Os candidatos, em sua maioria mulheres (62%), responderam, nas quatro horas de provas, questões referentes aos conhecimentos de Contabilidade aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Noções de Direito e Legislação Aplicada; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos, Legislação e Ética Profissional; e Língua Portuguesa.
O levantamento feito pela Consulplan sobre o perfil dos candidatos aponta, ainda, que 38% fez o exame pela primeira vez; enquanto 32%, duas ou mais vezes; e 30%, uma vez.
O curso presencial de Ciências Contábeis ainda é o preferido dos futuros profissionais. Segundo a pesquisa, 80% frequentaram as salas de aula contra 20%, que se formaram pelo ensino a distância.
O empregado celetista representa o maior número de candidatos que fizeram o exame. A pesquisa revela que do total de inscritos, 18.028 mil pessoas, que já estão no mercado de trabalho, buscam uma melhor recolocação profissional, seguido de 6.147 mil estudantes.
O gabarito preliminar das questões objetivas foi disponibilizado no dia 24 de setembro e o prazo para a interposição de recurso inicia hoje (25) e vai até amanhã (26), às 16h, no site da Consulplan (www.consulplan.net).
A relação final de aprovados será publicada no Diário Oficial da União (DOU) em até 60 dias, contados a partir da data de aplicação da prova.