Vendas no comércio caem 8,3% no Dia das Mães

Fonte: Faciap
22/05/2023
Vendas

Pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) apontou que o desempenho das vendas do comércio no Dia das Mães deste ano 8,3% inferior em relação ao mesmo período do ano passado.

Realizado pela empresa Datacenso, o estudo envolve 608 proprietários e gestores de estabelecimentos comerciais localizados nas regiões de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel (Foz do Iguaçu), Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão (Pato Branco). A coleta de dados foi realizada por telefone entre os dias 15 e 17 de maio de 2023.

O objetivo da pesquisa foi avaliar o desempenho das vendas no comércio paranaense no Dia das Mães 2023 além de constatar a impressão dos empresários no atual cenário econômico e de expectativas com relação à economia.

Praticamente a metade dos comerciantes paranaenses disse que as vendas deste ano foram inferiores às do ano passado. O menor poder de compra do consumidor foi o principal fator que influenciou na queda. Londrina e Cascavel apresentaram o pior desempenho nas vendas em relação a 2022, com -12,6 e -11,5, respectivamente.

Estratégias

A atualização dos clientes sobre as novidades em produtos e serviços, a divulgação pela internet e redes sociais e um cadastro de clientes ativos, além de treinamento da equipe para o atendimento, são algumas das estratégias utilizadas pelos comerciantes para garantir o movimento nas lojas.

Confiança na economia

O Índice de Confiança do Comerciante, que avalia o estado de entusiasmo do lojista em relação à atual situação econômica do Brasil e a situação financeira dos clientes para os próximos 6 meses, ficou em 114 pontos, numa escala de 0 a 200 pontos, demonstrando que os lojistas estão mais animados, porém apenas 14 pontos acima do neutro (nem pessimista, nem otimista).

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: