Um bom gestor deve ser um facilitador para sua equipe

Fonte: Mundo RH
16/12/2022
Gestão

Grande parte do sucesso de uma organização se deve ao seu público interno. São as pessoas que fazem ‘a roda girar’, que atuam tanto na linha de frente como nos bastidores. No entanto, para que essas pessoas se sintam parte da empresa é preciso haver um bom gerenciamento de equipes. Esta não é uma tarefa fácil, mas é extremamente prazerosa.

O time interno deve ver no seu gestor o papel de facilitador, aquela pessoa que está lá para desenvolver, apoiar, orientar e motivar, que deixa a porta da sua sala aberta para que qualquer funcionário entre, que seja acessível, que esteja disponível para atender sua equipe nas mais diversas situações. O bom gestor trabalha muito com a intuição, com as experiências que traz de desafios anteriores. Mais do que motivar, o bom gestor mostra caminhos para que seu time se auto motive, baseado em fatos e percepções concretas, usando dados e informações para mobilizar e manter o time em alta performance, fazendo com que todos sintam-se mais valorizados e aumentem seu comprometimento.

A liderança precisa ser resiliente, precisa saber ouvir, ser mais humano, cuidar dos colaboradores. A recente pesquisa do Great Place To Work, “Tendências em Gestão de Pessoas em 2022”, mostra que 97,2% dos entrevistados consideram a saúde mental um ponto relevante. De acordo com o estudo, apesar dos avanços no tema, provocados pela pandemia, muitas mudanças ainda são necessárias para que as empresas se tornem, de fato, ambientes emocionalmente saudáveis.

Passamos por um período extremamente atípico, delicado, que mexeu com os sentimentos de todas as pessoas, por isso é muito importante que o gestor se preocupe com seu time e ofereça ferramentas que possam contribuir para o equilíbrio da saúde física e mental de todos. Alguns skills são fundamentais para que o gestor consiga desempenhar bem o seu papel e trilhar um caminho de sucesso junto à equipe, entre eles está a ambidestria organizacional, que é a habilidade de gerenciar a eficiência da operação ao mesmo tempo em que a mantém atualizada e relevante a longo prazo, fomentando a possibilidade de inovação. Esse profissional precisa analisar o os dados da empresa e usá-los a seu favor, transformando-os em decisões de negócios e/ou melhoria contínua dos processos.

Ele também precisa ser o embaixador da cultura da companhia, ser uma referência, atuar para tornar a organização única e competitiva, interna e externamente. Ter um bom relacionamento com os clientes deve ser uma das suas prioridades, que visa estabelecer relações construtivas que se conectarão com as melhores soluções de negócio. Atuar como gestor é um exercício contínuo de aprendizagem, é expor, de forma natural, seu pensamento, sua forma de agir e inspirar o time que trabalha com você. É fazer com que todos consigam aumentar sua produtividade mantendo a qualidade da entrega, sempre engajando a equipe. É uma troca diária de conhecimento, entrega e confiança. Uma boa comunicação e uma boa capacidade de conduzir cada colaborador no sentido de obter o bem comum fazem a diferença para que todos alcancem os resultados esperados.

Quando assumimos um cargo de gestão é natural que nos afastemos das atividades mais operacionais, no entanto, acho importante que, mesmo nesta função, o gestor esteja próximo das pessoas que ‘colocam a mão na massa’, só assim ele conseguirá entender as dores e as necessidades de cada membro do time e será capaz de orientá-lo da melhor forma. Não deve haver uma barreira ou um distanciamento entre um líder e sua equipe, é imprescindível que haja um canal aberto, que todos se tratem com transparência, que um entenda a realidade do outro, desta forma atuaremos de forma mais assertiva e todos terão êxito nas suas ocupações.

Em suma, é preciso engajar os colaboradores na busca pelo bem comum. Todos estão na organização com o objetivo de entregar resultados. Sendo assim, facilitar o dia a dia de todos e demonstrar preocupação com o time resulta em equipes bem-sucedidas e resultados melhores.

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