Levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que no Paraná foram registrados 951 fechamentos de estabelecimentos comerciais em 2017. No entanto, em 2016, 8.309 lojas encerraram suas atividades, e em 2015 foram -9.643. Desta forma, o saldo negativo no número de lojas foi 89% inferior, o que sinaliza um arrefecimento da queda do número de estabelecimentos.
O saldo entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos comerciais no Brasil ficou negativo em 19,3 mil unidades. Apesar da sequência negativa, o encerramento de estabelecimentos comerciais foi 82% menor do que em 2016, quando o setor eliminou 105,3 mil pontos de venda.
Mesmo com o fechamento de muitos estabelecimentos, o emprego reagiu positivamente. Segundo dados do Caged/IBGE, o comércio varejista, atacadista e o setor de serviços do Paraná foram responsáveis pela criação de 11 mil postos de trabalho no ano passado. Em 2016, mais de 19 mil trabalhadores destes setorais haviam perdido seus empregos.
Segmentos
Dentre os segmentos, em âmbito nacional, os hiper e supermercados se destacaram negativamente em números absolutos (-5.692), seguidos pelas lojas de material de construção (-3.714) e lojas de utilidades domésticas e artigos de uso pessoal (-2.221). Vale salientar que a redução do ritmo de fechamentos de lojas ocorreu em todos os segmentos que acusaram saldos negativos em 2017. Por outro lado, estabelecimentos especializados em itens de informática e comunicação (+21) e farmácias, perfumarias e cosméticos (+426) voltaram a registrar aberturas líquidas após quatro anos.
Perspectiva
No Paraná, a Fecomércio PR acredita que devem ser abertos novos estabelecimentos comerciais em 2018, o que deve gerar ainda mais postos de trabalho. A entidade projeta um crescimento entre 3 e 5% no volume de vendas do varejo.