Sebrae e Finep, agência ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, abrem hoje o Programa Crédito Inovação. Ao todo, terá R$ 1 bilhão em recursos para apoiar micro e pequenas empresas — aquelas com faturamento de até R$ 4,8 milhões ao ano. A meta é facilitar e ampliar o acesso desses negócios a recursos públicos voltados para atividades de inovação.
O novo programa é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Sebrae e a Finep com o objetivo de impulsionar a competitividade e o desenvolvimento sustentável de pequenas empresas no país.
Para o empreendedor, entra a vantagem de poder contar com consultoria gratuita do Sebrae, incluindo capacitação, para elaborar uma proposta a ser enviada com o pedido de financiamento à Finep. Há ainda a opção de contar com garantia de crédito por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe).
Os empreendedores terão quatro linhas dentre as quais escolher. A estimativa é que as mais buscadas serão a Inovacred, focada em financiamento para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e a Inovacred Expresso, que tem um processo simplificado para enquadrar empresas em busca de crédito para inovação. Têm taxas entre 6,1% e 8,2% ao ano.
As outras duas são Inovacred Conecta, em parceria com universidades e instituições de pesquisa, com taxa de 5%. E o Inovacred Telecom, de apoio a projetos de inovação em telecomunicações e Internet das Coisas (IoT).