As vendas para a Páscoa, a segunda data mais importante para o ramo de confeitaria e doces depois do Natal, deverão ser mais promissoras este ano. Uma pesquisa do Sebrae com pequenos empresários do setor revela que 67% deles estão mais otimistas em relação a 2018. O levantamento foi realizado entre fevereiro e março.
De acordo com o Sebrae, 41% dos entrevistados disseram que o faturamento cresceu em 2018 na comparação com o ano anterior. Quase um terço deles relataram que têm emprego formal ou informal e estão no ramo para complementar a renda.
A pesquisa mostra ainda que 94% dos empresários trabalham por encomenda, sendo que 51% realiza delivery por conta própria. O principal produto comercializado continua sendo os bolos confeitados (50%), seguido pelos doces (23%). Eles representam 30% dos itens vendidos durante a Páscoa.
O levantamento revela também que 87% dos empresários trabalham na própria residência, um percentual 3% menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando foi realizada a primeira pesquisa especificamente voltada para setor. Também foi identificado que a maioria explora nichos, como produtos sem lactose, diet e sem glúten, alimentos para veganos e vegetarianos.
Por outro lado, o universo de comerciantes que vendem os chamados produtos premium (orgânicos, sustentáveis ou gourmet, entre outros), caiu 10% em relação ao percentual apurados em 2018. A pesquisa indica ainda que 73% dos entrevistados não têm marca registrada. Contudo, a maioria deles atuam no ramo de confeitaria e doceria há 5 anos e tem até duas pessoas envolvidas no negócio.