A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) obteve o melhor tempo no País para a abertura de empresas no mês de junho. Os dados foram divulgados na sexta-feira (2), dia do aniversário de 129 anos da instituição.
Para a abertura de empresas em junho deste ano, os 5.467 empresários que protocolaram seus pedidos levaram em média 1 dia e 10 horas para concluir o processo. Em junho de 2020 esse tempo era de 3 dias e 5 horas, considerando a análise de 3.500 pedidos de abertura de empresas.
“Nesses últimos dois anos a Junta Comercial tem entrado definitivamente no mundo digital. A Jucepar é hoje modelo no Brasil no registro mercantil. Essa conquista só foi possível com a ajuda da tecnologia da informação e pelo trabalho de todos os nossos colaboradores e parceiros a quem agradeço imensamente”, diz o presidente Marcos Rigoni.
O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o período na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro e obtenção do CNPJ. Do total, 87% das empresas concluíram a abertura em menos de três dias, 8% entre três e cinco dias, 2% entre cinco e sete dias, e outros 3% em mais de sete dias.
O segundo Estado mais rápido na abertura de empresas foi o Sergipe, com 1 dia e 11 horas na análise de 402 processos. Em terceiro ficou Espírito Santo, que levou 1 dia e 14 horas para concluir 1.585 pedidos de abertura.
A Jucepar ficou em segundo lugar no tempo de consulta de viabilidade total. O empresário levou 17 horas para saber se o nome da empresa e endereço estavam disponíveis. O Estado ficou atrás de São Paulo, com 16 horas, e na frente do Espírito Santo, com 19 horas.
O Paraná continua sendo o terceiro com mais pedidos de abertura de empresas do País (5.467), atrás de São Paulo (21.949) e Minas Gerais (6.779).