Os paranaenses iniciaram o ano mais motivados a consumir. O indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), teve elevação de 4,9% no primeiro mês de 2019, a maior alta em 11 meses. A pontuação está em 110,5 pontos.
Desde março de 2018 o índice não alcançava essa pontuação, motivada, em grande parte, pelas transições político-econômicas e de alguns resultados animadores obtidos pela economia brasileira em 2018, tais como a inflação de 3,75% – abaixo da meta de 4,5% –, estabilização da taxa de juros e expectativa de aumento no PIB de 1,5%.
Na comparação com janeiro do ano passado, a ICF cresceu 7,3%. E se mostra acima da média nacional, que marca 95,9 pontos, com elevação de 5,1% na variação mensal e de 14,7% na variação anual.
Dentro os componentes do indicador, praticamente todos tiveram avanço no começo deste ano, com destaque para Acesso ao Crédito (8,4%), Nível de Consumo Atual (8,3%), Perspectiva de Consumo (9%) e Momento para Compra de Bens Duráveis (10,6%). Estes são motivos de sobra para lojistas comemorarem e vislumbrarem aumento no volume de vendas.
Comparativo por renda
A elevação do indicador de consumo é mais notória entre as famílias com renda mensal superior a dez salários mínimos, que marca ICF de 114,5 pontos, aumento de 7,8% ante o mês anterior.
Entre as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos o indicador é de 109,6 pontos, com alta de 4,3% em comparação a dezembro de 2018.