A Prefeitura de Maringá anunciou nesta quarta-feira, 22, que novos segmentos do comércio foram autorizados a reabrir. A retomada gradual das atividades econômicas do município começou na segunda-feira, 20, com parte do comércio de rua sendo liberado para voltar a trabalhar.
Em uma transmissão ao vivo no Facebook, o prefeito Ulisses Maia assinou o decreto 578/2020 que permite o funcionamento de feiras livres, hotéis e salões de beleza da cidade. No entanto, para cada segmento foi estabelecida uma data. Confira:
Feiras livres
As feiras livres, de acordo com a prefeitura, voltam a funcionar no próximo sábado, 25. Será obrigatório que cada feirante garanta o espaço entre barracas e o distanciamento entre clientes nas filas. Assim como em todo o comércio, será obrigatório o uso de máscaras, tanto para funcionários, quanto para clientes.
O prefeito ressaltou que não poderá haver consumo de alimentos no local. Portanto, barracas de pastel podem reabrir, mas desde que os clientes levem o alimento para consumir em casa.
Durante a fala, Maia ressaltou que a feira que ocorria todos os domingos na Avenida Mauá não poderá voltar a ser realizada no local. Isso porque, de acordo com o prefeito, essa é uma das regiões com maior número de casos de coronavírus.
A feira deverá, então, ser transferida para a Avenida Reitor Rodolfo Purpur.
Salões de beleza
Salões de beleza e barbearias de Maringá podem reabrir a partir desta quarta-feira, 22. Assim como o comércio varejista, o horário de trabalho permitido também sofreu alteração: a partir de agora, os locais poderão funcionar das 9h às 17h (o horário foi estabelecido exclusivamente para este segmento, já que o restante do comércio continua funcionando das 10h às 16h).
A recomendação da prefeitura é para que os estabelecimentos trabalhem com agendamento de clientes, para evitar aglomerações. Também será necessário manter o distanciamento, de no mínimo dois metros, entre profissionais que estejam atendendo. Mais uma vez, é obrigatório o uso de máscaras.
Hotéis
Os hotéis de Maringá poderão voltar a receber hóspedes a partir da próxima segunda-feira, 27. As regras de distanciamento e higienização também são válidas para este segmento.
Segundo Maia, com a reabertura da rede hoteleira da cidade, profissionais de saúde e pacientes diagnosticados com coronavírus que queiram se isolar terão uma alternativa para se manterem longe das famílias e evitar possíveis contágios.
"É preciso dizer que nós estamos monitorando todos os indicadores”, reforçou o prefeito. De acordo com ele, reuniões são feitas diariamente para acompanhar o desenvolvimento do coronavírus em Maringá e a possibilidade de voltar a fechar o comércio caso o sistema de saúde fique saturado não foi descartada.
Maia também relembrou a obrigatoriedade do uso de máscaras por toda a população e recomendou aos comerciantes que permitam a entrada de clientes nos estabelecimentos somente se estiverem utilizando o acessório.