A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) acaba de dar mais um passo para tornar mais eficiente o atendimento aos trabalhadores no Sistema Nacional de Emprego (Sine). A nova ferramenta – que está disponível desde sexta-feira (9/4) – foi implementada para aprimorar não só o atendimento no balcão, mas também agilizar o processo de redirecionamento do trabalhador às vagas ofertadas.
Parte do Acordo de Cooperação Técnica entre o ME e a Microsoft, a ferramenta é direcionada aos atendentes dos postos da rede do Sine, que, por meio do uso da inteligência artificial, poderão oferecer um atendimento focado nas dificuldades individuais de empregabilidade daqueles que buscam (re)colocação profissional. Além disso, proverá informações de inteligência de negócio aos gestores regionais e nacionais do Sistema.
O secretário especial da Sepec/ME, Carlos Da Costa, explicou que isso será feito a partir do cruzamento de informações do mercado de trabalho da localidade do trabalhador com as informações contidas nas plataformas digitais do Sine. “Será possível recomendar vagas com características semelhantes a outras que geraram interesse no trabalhador no passado, apresentando informações sobre o comportamento do mercado de trabalho em relação a atividades de interesse ou profissões mais demandadas na localidade,” destacou.
“Na Microsoft acreditamos que a tecnologia e a Inteligência Artificial (IA) têm um enorme potencial para se tornar impulsionadores da recuperação e desenvolvimento social e econômico do Brasil”, destaca a presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino. “A implementação desse projeto de modernização do Sine, totalmente baseado em IA, reforça o nosso compromisso de longo prazo com o país, que já dura 32 anos, e é um exemplo de como a tecnologia, quando usada da forma correta, pode gerar grandes benefícios para a sociedade.”
Em conjunto com outras iniciativas do Sistema Nacional de Trabalho, a ferramenta subsidiará o atendimento remoto de trabalhadores pelos gestores regionais/locais da Rede Sine, realizando o processo de intermediação.
A implantação da plataforma inteligente de orientação profissional nas unidades de atendimento do Sine ocorrerá de forma gradual. O lançamento atenderá inicialmente os entes parceiros do Sistema nos estados do Paraná, Minas Gerais, Ceará e Bahia para que sejam aprimorados os processos de orientação profissional. Em seguida, a plataforma será ofertada para os demais estados parceiros e, posteriormente, aos municípios parceiros do Sine.
O Ministério da Economia colocará à disposição novas funcionalidades de intermediação de mão de obra a partir do dia 16 de abril. Com os novos serviços – acessíveis a partir do portal Gov.br – trabalhadores e empregadores terão maior autonomia durante o processo seletivo, a fim de evitar deslocamentos desnecessários do trabalhador e aumentar a assertividade dos encaminhamentos. Está em avaliação a oferta de todas as novas funcionalidades na Carteira de Trabalho Digital.