O governo e a Caixa Econômica Federal anunciaram nesta quinta-feira (15) uma antecipação nas datas de saques da primeira parcela do auxílio emergencial.
Com a mudança, a autorização para saques ou transferências desses valores pelos beneficiários será antecipada em até 18 dias, a depender da data de nascimento.
A alteração não afeta as datas de liberação do auxílio no aplicativo da Caixa, com possibilidade de uso do dinheiro para pagamentos digitais.
Até o momento, também não houve alteração do calendário original de saques e transferências da segunda e da terceira parcelas.
O anúncio foi feito pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em redes sociais.
“Já neste mês agora, no dia 30 de abril, a gente já começa a realizar também os pagamentos, ou seja, permitir o saque nas lotéricas e nos ATMs [caixas eletrônicos], que era só em maio”, disse.
A medida será oficializada em portaria que deve ser publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16).
O calendário original previa a liberação de saques, em geral, a cada dois dias, de acordo com o mês de aniversário do beneficiado. Agora, as autorizações serão feitas em dias seguidos, agilizando o processo.
“Nós percebemos que nós conseguimos realizar o pagamento com segurança, seja do ponto de vista do Caixa Tem quanto do ponto de vista de minimização de filas”, disse Guimarães.
VEJA O NOVO CALENDÁRIO DE SAQUES, POR MÊS DE NASCIMENTO:
janeiro: antecipado de 4 de maio para 30 de abril
fevereiro: antecipado de 6 de maio para 3 de maio
março: antecipado de 10 de maio para 04 de maio
abril: antecipado de 12 de maio para 5 de maio
maio: antecipado de 14 de maio para 6 de maio
junho: antecipado de 18 de maio para 7 de maio
julho: antecipado de 20 de maio para 10 de maio
agosto: antecipado de 21 de maio para 11 de maio
setembro: antecipado de 25 de maio para 12 de maio
outubro: antecipado de 27 de maio para 13 de maio
novembro: antecipado de 1º de junho para 14 de maio
dezembro: antecipado de 4 de junho para 17 de maio