Pensando nas dificuldades enfrentadas pelas empresas de contabilidade brasileiras para cumprimento das obrigações acessórias, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato, encaminhou ofício à Receita Federal, nessa quarta-feira (8/7), reiterando o pedido de prorrogação do prazo para o envio da Declaração Contábil Fiscal (ECF) por, no mínimo, 90 dias.
O primeiro pleito foi feito em março deste ano quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No documento, a Fenacon reforça que os empresários estão trabalhando na Escrituração Contábil Digital (ECD) que teve o prazo de entrega postergado, no entanto, os empregadores enfrentam dificuldades para realizar o procedimento, o que tende a atrasar a geração da ECF.
Pedido foi feito por entidades paranaenses em maio
O mesmo pedido de prorrogação de foi feito pelo SESCAP-PR e entidades paranaenses no último dia 8 de maio. Em ofício endereçado ao ministro Paulo Roberto Nunes Guedes, ao Secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto e à Superintendente da Receita Federal da 9º Região Fiscal, Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz, o SESCAP-PR, CRC, Sicontiba, Fecopar, Sescap-Campos Gerais e Sescap-Londrina pediram a prorrogação de prazos para entrega ECD (Escrituração Contábil Digital) e ECF (Escrituração Contábil Fiscal).