Com a chegada do Black Friday e das temporadas de compras de fim de ano, muitos empreendedores precisam enfrentar uma verdadeira disputa on-line pela atenção do consumidor.
Mas Julian Tonioli, sócio da consultoria Auddas, diz que o ideal é traçar uma estratégia bem planejada, com pesquisa e informação. "Um dos pilares fundamentais é estratégia e planejamento. Saber o que fazer é um atalho para a boa execução e aumenta a velocidade", afirma Tonioli. Veja dicas:
1 – Evite fazer uso de conteúdos que apenas “chamem” para a compra, principalmente na fase inicial. Para ganhar autoridade e potencializar vendas futuras, é preciso oferecer informações relevantes que despertem interesse sobre o produto para facilitar as demais etapas.
2 - Antes de iniciar a venda nas redes sociais, defina um pequeno público-alvo e faça um teste para obter um retorno desses clientes iniciais. Isso vai permitir eventuais ajustes.
3 - A partir de um bom nível de engajamento das redes sociais, é recomendável o uso de postagens que induzam alguma ação por parte dos seguidores. Pode ser, por exemplo, links para seu e-commerce, ou simplesmente para que as pessoas preencham um formulário com dados como e-mail e telefone.
4 - Com os contatos gerados pelas redes com potenciais clientes, é importante canalizá-los para as vendas como um funil. O ideal é separar os clientes por perfil, fazendo uma classificação para um sucesso maior.
5 - A partir das vendas geradas através dos contatos iniciados nas redes sociais, é importante avaliar os custos gerados em todas as etapas. Com isso, é possível buscar maior eficiência e menor investimento na aquisição de clientes e na conversão para as compras.