A Black Friday de 2019 será apenas no dia 29 de novembro, mas, desde o início do mês, os consumidores já se deparam com ofertas atreladas à data promocional importada dos Estados Unidos. "Black November", "Black Week" e outras variações podem ser vistas nas vitrines e, principalmente, ao navegar pela internet. Na avaliação de especialistas, a antecipação das promoções visa a compensar vendas fracas no comércio ao longo do ano.
As vendas no varejo apresentaram crescimento de apenas 1,3% no acumulado de janeiro a setembro de 2019, na comparação com igual período do ano passado. A aposta dos varejistas é aproveitar a liberação dos recursos do FGTS até agora e a primeira parcela de 13º neste mês para incrementar o faturamento.
As lojas e marcas que anteciparam as ofertas são de segmentos variados, incluindo telefonia e hotelaria. Na loja de móveis e decoração virtual Muma, por exemplo, há promoções com até 70% de desconto desde 8 de novembro. Com a estratégia, a empresa pretende ampliar o faturamento em 25% a 30% em comparação com a temporada de ofertas do ano passado.
— Não é a primeira vez que antecipamos a Black Friday. Esta é uma das datas mais importantes para a Muma e corresponde a uma fatia bastante significativa das nossas vendas anuais, portanto é o mês que planejamos desde o início do ano. O nosso faturamento mais que duplica neste período — afirma Matheus Ximenes Pinho, sócio e curador da Muma.
Especialistas ressaltam que a antecipação também é vantajosa para o consumidor, que tem mais tempo para pesquisar os preços. Ainda assim, a maioria tende a esperar até o dia 29 de novembro para comprar.
85% deixam para o último dia
Levantamento da Nielsen mostra que 85% dos consumidores até consulta os preços ao longo do mês, mas tem a intenção de esperar até sexta que vem para efetuar a compra.
A Black Friday deve vender entre R$ 3 bilhões (estimativa da E-Bit/Nielsen) e R$ 3,5 bilhões apenas no comércio eletrônico entre os dias 28 e 29 de novembro, o que representa um crescimento de mais de 18% e de 19%, respectivamente.
O resort Le Canton, que fica na Região Serrana do Rio, realiza um pré-cadastro desde o dia 8 para interessados em aproveitar descontos nos pacotes de, no mínimo, duas noites. A partir do dia 25, a equipe de vendas da empresa entrará em contato com os clientes, evitando perdas de compras por linhas congestionadas na data especial.
— É o segundo ano em que o Le Canton faz essa dinâmica de pré-cadastro. Usamos dessa estratégia para nos beneficiar, principalmente, de datas de baixa temporada pro resort e dias de semana — conta a diretora geral Mônica Paixão.
Segundo ela, há expectativa de faturar R$ 1 milhão em vendas no período da Black Friday, aumento de 30% em comparação ao ano passado.