Cada vez mais, as pequenas e médias empresas vem buscando por automação no ambiente produtivo. Com isso, a demanda de um sistema que seja eficiente, moderno, com funcionalidades que automatizam ao máximo o fluxo de processos, mas que se encaixe nas particularidades de uma empresa de pequeno porte aumentou.
O conceito mais recente do termo ERP refere-se aos sistemas de informação que permitem coletar, armazenar e processar todas as informações de negócios da empresa, com possibilidade de acesso por todos os colaboradores. Além disso, esses sistemas são desenvolvidos em um princípio modular, possibilitando configurações específicas para diferentes segmentos de mercado como, por exemplo, indústria, comércio e serviços.
Dentro do modelo de implementação de um ERP existem metodologias para automatizar processos de negócios e melhorar a eficiência na gestão dos recursos. Por se tratar de um sistema complexo, muitas empresas pequenas e médias não o consideram como uma alternativa, afinal, ao investir em um software robusto de ERP, a empresa precisa ampliar seu quadro de funcionários e aumentar a sua estrutura. Muitas vezes, essas companhias utilizam uma estrutura enxuta de recursos humanos para desempenhar as atividades administrativas e operacionais.
Porém, da mesma maneira que as multinacionais, as PMEs também precisam investir constantemente em uma comunicação mais eficaz com clientes e fornecedores. E, por isso, as empresas de sistemas começaram a trabalhar para desenvolver novos padrões.
Com isso, o ERP vem saindo do padrão clássico modulado (vendas, compras, contabilidade, controladoria, produção etc.) e adotando o conceito de “papéis”. Nesse conceito, os usuários passam a ter atribuições com ações destinadas a dar prosseguimento nos processos. Por exemplo, a utilização de fluxos de trabalho automatizados no ciclo comercial reduz tempo no processo de fechamento e aumenta a rapidez na entrega dos pedidos, resultando no aumento de receitas e redução de custos operacionais.
Por ser mais flexível, esse modelo é mais fácil de entender e implementar e é capaz de se adaptar para atender aos processos do negócio. Um exemplo prático é o fluxo de aprovação e andamento de uma proposta comercial ou encaminhamento de uma solução para determinado tipo de problema relacionado à entrega de produtos ou serviços. As aplicações são inúmeras.
Empresas de pequeno e médio porte têm muito a ganhar implementando um ERP inovador. O sistema torna os processos mais eficientes e a geração de lucros maior em um curto espaço de tempo. Um ERP que atenda todas as necessidades da empresa traz modernização e digitalização de negócios, que é o melhor dos benefícios que um sistema como esse pode oferecer.