Em meio à alta da inflação — que já chega a 10,65% em 12 meses — brasileiros planejam aproveitar os descontos da Black Friday para antecipar as compras de Natal. De acordo com levantamento da NielsenIQ/Ebit, 40% dos consumidores estão na expectativa de encontrar preços mais baixos na já tradicional data de promoções importada dos Estados Unidos, na próxima sexta-feira.
Entre os 3.281 consumidores entrevistados em setembro, a intenção de compra de produtos para a família durante a Black Friday visando ao Natal subiu de 31% no ano passado para 33% agora.
Os que pretendem adiantar compras para presentear outras pessoas passaram de 19% em 2020 para 23% este ano.
Outro levantamento, da Cuponomia, apontou que seis em cada dez consumidores estão na expectativa de encontrar melhores preços na Black Friday antes da chegada da temporada de compras das festas de fim de ano.
Keine Monteiro, gerente de inteligência da Ebit Nielsen, avalia que a inflação é um dos fatores por trás desse desejo de antecipação das compras natalinas.
Eletrônicos e bebidas na mira
Com o orçamento apertado por causa da redução do poder de compra, pode economizar aquele que se planeja e pesquisa preços para aproveitar promoções. E, para isso, o comércio eletrônico tem as ferramentas ideais, diz Monteiro:
— Isso com certeza mexe no bolso do consumidor. Ele vai para o on-line porque consegue comparar preços e itens, e ainda consegue obter o produto muitas vezes com frete grátis, o que é um grande impulsionador de vendas. É o momento em que ele consegue economizar e fazer uma compra consciente.
Um levantamento sobre as categorias mais buscadas pelos consumidores no período da Black Friday mostra os eletrônicos no topo da lista. Estão no alvo de 44% de 2.336 consumidores entrevistados.
É um segmento cujos preços ficaram mais salgados nos últimos meses com a alta do dólar, já que concentra muitos produtos importados. Em segundo lugar, fica a categoria de eletrodomésticos, com 39% das intenções de compra.
Veja as categorias de produtos mais buscadas
Top 10 categorias em intenção de compra, Black Friday 2020 vs 2021
- Eletrônicos (43% em 2020, 44% em 2021)
- Eletrodomésticos (37% em 2020, 39% em 2021)
- Casa e Decoração (29% em 2020, 30% em 2021)
- Informática (29% em 2020, 29% em 2021)
- Moda (27% em 2020, 28% em 2021)
- Cosméticos e Perfumaria (21% em 2020, 24% em 2021)
- Telefonia / Celulares (25% em 2020, 23% em 2021)
- Livros (18% em 2020, 18% em 2021)
- Games (13% em 2020, 15% em 2021)
- Alimentos e bebidas (12% em 2020, 14% em 2021)