Ter uma boa relação com o consumidor é fundamental para o sucesso dos negócios. No entanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil. As empresas precisam estar atentas ao comportamento do público para não ficar com uma má reputação no mercado – principalmente porque, com as redes sociais, a "voz do consumidor" ganha ainda mais relevância e disseminação.
O consultor do Sebrae SP, Adriano Augusto Campos, preparou quatro dicas que podem ajudar os empreendedores a não “pisarem na bola” com seus consumidores.
Confira:
Fique atento aos canais de comunicação
Segundo o consultor, é muito importante que a empresa saiba como conversar com os clientes. “Hoje em dia, não basta ser gentil. É preciso entregar uma solução para o cliente, de preferência com uma linguagem mais personalizada, que se aproxime do público”, diz.
As mensagens automáticas são mais usadas quando não há possibilidade de resolver os problemas no momento. Um exemplo é quando as reclamações são feitas fora do horário de funcionamento da empresa. “Mesmo assim é necessário, deixar claro para o cliente o tempo de resposta máximo para cada canal de comunicação, seja no WhatsApp ou Facebook. Do contrário, ele pode ficar irritado”, afirma.
Campos ainda diz que não tem problema se a companhia ainda está buscando uma solução para o problema do consumidor, desde que fique claro quando a situação será resolvida.
Evite contato desnecessário e desencontrados
Outro erro comum das empresas é o excesso de contatos. Um dos exemplos dados por Campos é tentar vender serviços repetidamente, o que pode deixar o consumidor irritado. Há casos também de falta de integração e comunicação nas empresas. “Uma vez me venderam um serviço de banda larga. No outro dia eu liguei novamente e a equipe me disse que o pacote não estava disponível”, diz o consultor.
Para ele, é preciso sempre ser transparente com o cliente para não ter problemas.
Invista em estratégias para melhorar o atendimento
Para melhorar o atendimento, Campos diz que as empresas precisam investir no treinamento dos seus funcionários. “Isso é importante, mas nem sempre as companhias conseguem colocar em prática, porque o retorno não é imediato”, diz o consultor.
Outra estratégia interessante é ter um cliente oculto. “Uma franquia, por exemplo, pode contratar alguém para verificar como está a operação das unidades e se os procedimentos estão sendo realizados de forma adequada.
Não confie tanto na reputação da sua marca no mercado
“Nos anos 80 e 90, o nome de uma marca tinha um peso muito grande. Hoje, vendo o comportamento dos novos consumidores isso não é tão relevante”, afirma. Segundo o consultor, com o aumento da concorrência, os consumidores estão mais interessados na qualidade do atendimento. Além disso, um deslize nas redes sociais pode colocar décadas de bom trabalho em xeque.