Os atalhos são ferramentas poderosas que podem ajudar qualquer um a ser mais produtivo durante o Home Office e poupar vários minutos ao longo do dia. A combinação de teclas pode tornar ações como selecionar, pesquisar, abri e fechar muito mais ágeis do que utilizando o mouse.
A analista pleno do Senac PR, Ana Carolina Greef dá 13 dicas de atalhos no teclado do computador que podem auxiliar no dia a dia do trabalho.
1 – Alt+Tab: permite verificar as janelas abertas no computador, e selecionar a que deve ser visualizada
2 – Ctrl+T ou Ctrl+A: em um editor de texto ou de planilha, seleciona todo o conteúdo
3 – Ctrl+T: em uma janela de navegador (Chrome, Edge, Explorer, Firefox), abre uma nova guia em branco na mesma janela
4 – Ctrl+L ou Ctrl+F: permite pesquisar algum conteúdo em uma página web ou documento
5 – Ctrl+S ou Ctrl+B: salva as alterações no arquivo que está aberto, seja documento de texto, apresentação, planilha, bloco de notas
6 – F4: no Excel ou editor de planilha, repete a última ação que foi realizada, selecionando as células que devem ser alteradas
7 – Ctrl+Z: permite desfazer a última ação realizada, até mesmo de exclusão de arquivos de uma pasta
8 – Ctrl+X: permite recortar um trecho selecionado de texto, célula em planilha, imagem, arquivo em pasta, para colar o mesmo em outro local
9 – Botão do windows no teclado + E: abre a janela de arquivos do computador
10 – Tecla Home: move o cursor para o início da frase ou célula em documento, planilha ou página
11 – Ctrl+Home: move o cursor para o início do documento, planilha, apresentação ou página
12 – Tecla End: move o cursor para o final da frase ou célula em documento, planilha ou página
13 – Ctrl+End: move o cursor para o final do documento, planilha, apresentação ou página