“Muitos ainda não se deram conta de que estamos vivendo uma das piores pandemias da história, com a perda de milhares de vidas. E não deveria ser preciso esperar o governo editar decretos ou impor o Lockdown para contermos a propagação do coronavírus. Se cada um fizer a sua parte, seguindo as recomendações das autoridades de saúde, a pandemia vai acabar e a economia retomará seu curso normal”.
Este é o posicionamento do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Marco Tadeu Barbosa, que lançou nesta terça-feira, 23 de junho, em todo o Paraná, a campanha “Somos pela vida. Faça sua parte no combate ao coronavírus. A ideia, como o próprio nome diz, é mostrar que cada um é responsável pelo enfrentamento à pandemia e, mais do que nunca, é necessário cercar-se de cuidados para não se expor à doença e, assim, evitar a propagação do vírus. A campanha será realizada em parceria com as 290 Associações Comerciais que integram o sistema Faciap.
Marco Tadeu destaca, porém, que sair de casa para ir ao mercado, à farmácia, às lojas, pode ser inevitável mas é preciso seguir as regras básicas recomendadas pelas autoridades de saúde como evitar aglomerações, manter o distanciamento das pessoas, manter os ambientes ventilados, ao chegar em casa, deixar os sapatos do lado de fora da casa ao chegar da rua, e, principalmente, higienizar as mãos com álcool gel.