Você já sabe! Sexta-feira é dia de live no canal do CRCPR no YouTube! A mais recente aconteceu no dia 31 de julho e abordou o tema "Valorização do profissional contábil pelas competências. Os integrantes da Comissão Especial de Valorização Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), contadores Rosângela Bueno de Godoi e Fábio Cordeiro dos Santos, foram os convidados da coordenadora desse grupo de trabalho, conselheira Elisete Ferreira de Carvalho. "Para desenvolver o tema escolhido, Rosângela e Fábio tiveram como ponto de partida as sete competências consideradas pela Federação Internacional de Contadores (IFAC, sigla em inglês): liderança; prática da contabilidade gerencial ou consultiva, capacidade de ajudar o cliente a construir sua reputação; saber se comunicar; dominar a tecnologia, entender os processos internos das empresas (clientes) e refletir esse entendimento na contabilidade e ser um profissional ético e confiável", conta Elisete.
"Nada isso é novidade, mas são competências que precisamos desenvolver para assegurar a nossa sobrevivência neste mercado cada vez mais competitivo", ponderou Rosângela, informando que devido à limitação de tempo, o foco da conversa durante a transmissão seriam o domínio da tecnologia e a comunicação efetiva.
A seguir, Fábio pontuou que o domínio das ferramentas tecnológicas hoje em dia já não é mais um diferencial, mas uma obrigação de todo profissional, mencionando alguns exemplos de sistemas que podemo contribuir para automatizar processos burocráticos e repetitivos, liberando o profissional e sua equipe para tarefas consultivas, que agregam mais valor para os clientes e proporcionam maior retorno.
Nesse ponto, entra a questão da comunicação, que foi abordada por Rosângela. Ela pontou que, embora a formação do profissional contábil tenha se dado com foco em atividades mais técnicas, manter-se competitivo nos dias atuais requer o desenvolvimento do que os psicólogos chamam de soft skills - um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano, que englobam aspectos como resiliência, empatia, colaboração e comunicação. Abordou ainda recentes estudos na área de neuromarketing, que têm contribuído para desvendar os mecanismos de reação do cérebro humano a determinados estímulos, e como isso pode ser usado pelo profissional da contabilidade a conquistar a confiança do cliente, fidelizando-o e levando-o a fornecer as informações necessárias para a produção de informações contábeis fidedignas, que são essenciais no processo de tomada de decisões.
Os expectadores interagiram amplamente pelo chat, inclusive interagindo entre si, como aconteceu quando o participante identificado como Rod William da Silva comentou: "Acredito que uma das maiores dificuldades também é mudar o pensamento de alguns empresários, que ainda só veem o contador como um custo e que só serve para calcular impostos." Em resposta, o participante Júlio Moreira disse: "Acredito que podemos agir de forma proativa pra mudar essa imagem que os empresários têm do contador, entregando informações úteis pra eles, não é simples e nem rápido, mas dá resultado".
O vídeo está disponível no canal do CRCPR no YouTube. CLIQUE AQUI para assistir